terça-feira, 18 de novembro de 2008

Máquina da beleza mede colágeno e elastina

Você sabia que existe uma máquina que mede o colágeno e elastina da nossa pele?
Mas para que servem o colágeno e elastina.
A estrutura dela é composta por 3 camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A mais superficial, a epiderme, que tem a função de proteger a pele das agressões externas. É a primeira barreira do nosso corpo.
É na segunda camada, a derme, que são produzidas duas proteínas super importantes, duas fibras que sustentam a pele: o colágeno e a elastina. O colágeno dá firmeza à pele e a elastina, como o nome mesmo sugere, confere elasticidade. Já a última camada, a hipoderme, é composta basicamente por células adiposas. E a função dessas células é isolar termicamente o corpo. Quando o assunto é beleza, o foco vira totalmente para a derme. Entre os 25 e 35 anos aparecem os primeiros sinais de envelhecimento. Isso porque a produção de colágeno e elastina começa a ficar mais lenta. É nessa fase que aparecem as primeiras rugas. E dos 35 em diante o colágeno diminui cada vez mais. As marcas dos anos de sol, de má alimentação, de cigarro, entre outras coisas, começam a cobrar o seu preço. Não há como evitar o envelhecimento, mas uma boa hidratação, o uso de filtro solar, uma bela noite de sono e uma alimentação equilibrada conferem, sim, um aspecto mais saudável à pele.
A dermatologista Adriana Vilarinho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica que o aparelho é semelhante a uma máquina de ultrassom, capaz de avaliar a condição da pele e medindo as suas camadas mais profundas. “O ultrassom pode captar qualquer parte sólida da pele, mostrando na tela em várias cores. A primeira linha é a parte externa da pele, a chamada epiderme. Quanto mais sólida a linha, melhor a função de barreira da pele. Abaixo desta está a camada de suporte à epiderme, ou seja, a derme. Esta é mostrada em elementos de diversas cores, indicando as quantidades de colágeno e elastina presente na derme. A escala de cores vai do preto, amarelo, vermelho ao azul claro ou verde e branco. Quanto mais intensa a cor, mais densa a concentração de fibras de colágeno e elastina”.
Ela ressalta que as partes brancas, onde não há reflexo, indicam envelhecimento da pele ou, em se tratando de uma pele jovem, mostra a formação de dano na pele.

Para obter informações sobre o equipamento: Tel: 0800 701 3550

Nenhum comentário: